quarta-feira, 17 de março de 2010

Breve História da Astronomia e Astronáutica

A Astronomia é provavelmente a ciência natural mais antiga, datando a épocas da antiguidade, com suas origens em praticas religiosas pré-históricas: vestígios dessas práticas que ainda são encontrados na astrologia, uma disciplina que por muito tempo foi entrelaçada com a astronomia e, no mundo ocidental, não muito diferente da mesma até aproximadamente 1750-1800. A astronomia antiga envolvia-se em observar os padrões regulares dos movimentos de objetos celestiais visíveis, especialmente o Sol, a Lua, estrelas, e os planetas vistos à olho nu. Um exemplo da astronomia antiga poderia envolver o estudo da mudança da posição do Sol ao longo do horizonte ou as mudanças nos aparecimentos de estrelas no curso de um ano, o que poderia ser usado para estabelecer um calendário ritualístico ou agrícola. Em algumas culturas os dados obtidos eram usados em prognósticos astrológicos.


O termo "astronâutica" foi proposto em 1927, por analogia com "aeronáutica", pelo escritor francês Joseph Genri Rosny, também conhecido como Rosny Ainé (1856-1940), que esteve durante muitos anos envolvido com o movimento astronáutico francês. Rosny definiu Astronáutica da seguinte forma: "A Astronáutica é a ciência que tem por objetivo dar ao homem a possibilidade de evadir-se da Terra e, desse modo, poder viajar a sua vontade por todo o espaço celeste". Este termo passou a ser adotado pela maior parte dos países do mundo.

Em 1928, o barão austríaco, Guido Von Pirguet, sugeriu o termo "cosmonáutica", que foi adotado por alguns países, em especial na ex-União Soviética. Por este motivo, durante muito tempo, especialmente durante a guerra fria entre os Estados Unidos e a ex-União Soviética, a imprensa intenacional empregava o termo "astronautas" para se referir aos tripulantes das espaçonaves americanas e "cosmonautas" para os tripulantes das espaçonaves soviéticas. Outro termo proposto, porém não muito utilizado, foi "espaçonáutica".

Um comentário: